
Documentário
“O que acontece aos sonhos quando são encarcerados? Sua força permanece inalterada? Sua grandeza? Nossos anseios, desejos, felicidade, sorrisos. E como podemos aprender a ser melhores e superar as consequências dos nossos erros? A verdade é que, dentro ou fora, livres ou não, as vontades e crenças são as mesmas.
Os sonhos,
lá estão, todos eles do mesmo tamanho, não obstante as mudanças de paradigma ou nossa liberdade condicionada.
Independente do que aconteça, quer a solidão ou a saudade invadam as noites de insônia, quer a felicidade seja uma visita cada vez menos frequente, esses jovens - privados de liberdade, sob a custódia do Estabelecimento Prisional do Linhó - diversos em suas origens, línguas e histórias de vida - sabem que dentro ou fora serão ouvidos, pois seus corpos estão condicionados, mas suas mentes são livres para criar por meio da palavra escrita e cantada.
Este é o projeto deles,
para eles e para o mundo. De Dentro Para Fora. Além das atividades formativas de reinserção social e das demais práticas que constituem a rotina destes jovens, este projeto ofereceu-lhes, de forma inédita, a oportunidade de trabalhar pela via da arte, de forma extracurricular e autoral, o texto escrito, o ritmo e o som, no interior de um estúdio montado para uso exclusivo dos participantes do projeto, no interior do Linhó. Uma brecha aberta pela destreza e força das suas vozes e temas que permitiu às suas histórias, sonhos e sentimentos ecoarem de forma única.
De dentro para fora, das celas do Estabelecimento Prisional do Linhó para o mundo inteiro, todos têm uma história, um sonho para partilhar e um futuro para viver.”
—
Nuno Miranda
Realizador do documentário De Dentro Para Fora.
Trailer Documentário
Objetivos
Educação e Formação de Adultos
O tempo de reclusão torna-se reparador quando se potencializam as capacidades individuais. Para além do projeto “De Dentro Para Fora“, focado na arte e cultura, existem na escola do EP Linhó, os cursos profissionalizantes das oficinas de pastelaria e serralharia.
Soft Skills
Um dos focos principais das atividades de educação e formação de adultos (EFA) é o desenvolvimento de competências sociais que facilitam a reintegração na sociedade. Trabalho em equipa, inteligência emocional, criatividade, empatia, gestão do tempo e comunicação.
Acompanhamento pós-saída
Realização de sessões antes do término da pena acerca do impacto do projeto “De Dentro Para Fora”, assim como consultoria, encaminhamento artístico e profissional. Esperamos ainda oferecer uma mentoria, aquando da liberdade, disponibilizando um mentor para cada participante.
Língua cabo-verdiana
27% das pessoas privadas de liberdade estrangeiras em Portugal são nacionais de Cabo-Verde. Também no EP Linhó, a língua cabo-verdiana (crioulo) é usada para comunicar. Há uma necessidade de valorização institucional e social deste idioma veículo de sentimentos e pensamento.