
Estúdio Johnson Semedo
A escrita desempenha um papel importante na aprendizagem. Dentro do estabelecimento prisional do Linhó, muitos dos jovens privados de liberdade têm por hábito exercitar a prática da escrita através do seu interesse por géneros musicais urbanos, como o RAP.
Incentivados pelo professor
da escola do EP Linhó - Filipe Gameiro - e também por Dino d’Santiago, os alunos começaram a trabalhar nas suas próprias músicas originais. Depois da pausa forçada no contato com o exterior, devido à pandemia da COVID-19, surgiu a vontade de criação de um espaço adequado para captar em áudio, os sentimentos que já estavam a ser transcritos para o papel.
Em Setembro de 2022,
este projeto de sessões semanais de escrita musicada foi apresentado no LEFFEST - festival de cinema de Lisboa. Foi exibida uma conversa filmada com cinco rappers participantes no projeto, com o professor Filipe Gameiro, Dino d’Santiago e Inês Branco - a responsável pelo festival. O tema foi a importância da cultura e da arte para quem se encontra privado de liberdade.
Depois deste evento,
Dino decidiu oferecer as condições para que se montasse um estúdio de captação de áudio para o projeto. Assim nasceu o estúdio Johnson Semedo. Uma homenagem ao falecido ativista e fundador da Academia do Johnson, cuja passagem pelo estabelecimento prisional do Linhó abriu as portas para a sua missão.
Aos poucos,
numa primeira fase, foi-se juntando uma equipa incansável à volta do projeto “De Dentro Para Fora”. Berlok, como produtor musical, Ary Rafeiro como técnico de estúdio, Ricardo Quintera como músico, compositor, e não só. Yannick Monteiro realizou 11 videoclipes para as músicas do álbum. O realizador Nuno Miranda registou ainda o processo de gravação das faixas, bem como as dificuldades encontradas ao longo do mesmo, num documentário.
Os participantes sentiram que a sua prática de escrita estava a ser dignificada e que os seus sonhos e anseios não tinham sido esquecidos.
Objetivos
Educação e Formação de Adultos
O tempo de reclusão torna-se reparador quando se potencializam as capacidades individuais. Para além do projeto “De Dentro Para Fora“, focado na arte e cultura, existem na escola do EP Linhó, os cursos profissionalizantes das oficinas de pastelaria e serralharia.
Soft Skills
Um dos focos principais das atividades de educação e formação de adultos (EFA) é o desenvolvimento de competências sociais que facilitam a reintegração na sociedade. Trabalho em equipa, inteligência emocional, criatividade, empatia, gestão do tempo e comunicação.
Acompanhamento pós-saída
Realização de sessões antes do término da pena acerca do impacto do projeto “De Dentro Para Fora”, assim como consultoria, encaminhamento artístico e profissional. Esperamos ainda oferecer uma mentoria, aquando da liberdade, disponibilizando um mentor para cada participante.
Língua cabo-verdiana
27% das pessoas privadas de liberdade estrangeiras em Portugal são nacionais de Cabo-Verde. Também no EP Linhó, a língua cabo-verdiana (crioulo) é usada para comunicar. Há uma necessidade de valorização institucional e social deste idioma veículo de sentimentos e pensamento.